LA IMPORTANCIA DE LA LECTURA EN LOS PRIMEROS AÑOS

Joylsa Texeira De Sampaio

Resumo

O grande desafio atualmente para a pedagogia é despertar na criança o gosto pela leitura, fazê-lo na sua vida um hábito. Especialmente nos anos iniciais da sua vida escolar. Este trabalho tem por finalidade relatar a importância de incentivar a leitura logo nos primeiros anos iniciais de vida escolar do indivíduo, bem como enfatizar o papel da família e do professor nesse processo. A metodologia abordada se desenvolveu por meio da pesquisa bibliográfica onde inicialmente fez-se uma busca por trabalhos já publicados e de grande relevância para o meio, analisou-se as visões de cada autor pesquisado e em seguida apresentou-se as versões da pesquisadora seguindo suas vertentes. Concluiu-se que a leitura é significativamente importante para a construção do indivíduo e que é primordial a inserção da prática de leitura nos anos iniciais dos alunos, tendo em vista o fortalecimento da base de seus conhecimentos para o desenvolvimento da aprendizagem.

 

Palavras – chave: Leitura, professor, séries iniciais.

 

Abstract

The great challenge for pedagogy today is to awaken in children a taste for reading, to make it a habit in their lives. Especially in the initial years of their school life. This paper aims to report the importance of encouraging reading in the early years of an individual’s school life, as well as to emphasize the role of the family and the teacher in this process. The methodology was developed through bibliographic research, where initially a search was made for previously published works of great relevance to the field, the visions of each researched author were analyzed, and then the researcher’s versions were presented, following her own points of view. The conclusion was that reading is significantly important for the construction of the individual and that it is essential to insert the practice of reading into the students’ early years, in order to strengthen their knowledge base for the development of learning.

 

Key-words: Reading, teacher, early grades.

 

Resumen

El gran reto de la pedagogía actual es despertar en los niños el gusto por la lectura, convertirla en un hábito en sus vidas. Especialmente en los primeros años de su vida escolar. Este trabajo pretende informar de la importancia de fomentar la lectura en los primeros años de la vida escolar del individuo, así como destacar el papel de la familia y del profesor en este proceso. La metodología se desarrolló a través de una investigación bibliográfica donde inicialmente se realizó una búsqueda de trabajos ya publicados y de gran relevancia para el medio, se analizaron los puntos de vista de cada autor investigado y luego se presentaron las versiones del investigador, siguiendo sus aspectos. Se concluyó que la lectura es significativamente importante para la construcción del individuo y que es esencial la inserción de la práctica de la lectura en los primeros años de los alumnos, a fin de fortalecer la base de sus conocimientos para el desarrollo del aprendizaje.

 

Palabras clave: Lectura, profesor, serie inicial.

 

Introdução

A tecnologia atual é certamente uma das ferramentas de acesso aos diversos tipos de texto, um facilitador da comunicação por ser imediato e de fácil acesso. Se esta acessibilidade não for devidamente tida em conta, o mundo moderno tornou-se menos leitores e os livros foram relegados para segundo plano. O acesso a livros infantis é raro hoje em dia. Pensando nisso, acreditamos que há necessidade de abordar esse tema a fim de contribuir com a educação e provocar a reflexão sobre as práticas pedagógicas dos professores. Para tanto, as questões colocadas surgem a partir da experiência do pesquisador em observar e questionar quais métodos são eficazes para que leitores críticos compreendam as funções das coisas ao seu redor.

Ao se deparar com pesquisas educacionais e diferentes modelos de ensino, nota-se que a leitura ainda é a base e em todos os sentidos dá direção a todo processo de aprendizagem. A leitura deve ocorrer nos primeiros anos de vida da criança ou ainda no ventre materno. Essa conexão é muito importante para esse jovem. Quando você está em casa com sua família, é importante estabelecer o primeiro contato, apresentá-lo de maneira delicada e agradável, permitir que uma pessoa ainda criança manuseie livros, papel, giz de cera, crie um clima de contato e convivência através da própria Leitura já abre as portas para muitas oportunidades para futuros leitores.

A criança é a personificação dos pais, mas se os pais da criança são leitores, então suas chances de se tornar um leitor são maiores do que aqueles que não são pais.         Ao iniciar a vida escolar, esse papel transfigura-se para o professor, este por sua vez, tem a incumbência de inserir a leitura como prática frequente na vida do aluno estimulando-o e conscientizando da importância desse hábito em todo contexto social de sua vida.

A partir da pesquisa realizada em trabalhos científicos, analisou-se que somente o professor não conseguirá construir um ser leitor, mas que é necessária toda uma estrutura para cumprir um objetivo. Esse trabalho é de extrema relevância já que ele aponta caminhos didáticos para a prática da leitura, além de enfatizar a importância da leitura como compreensão de mundo durante toda a vida.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), só é registrado dados de alunos reprovados, matriculados e evadidos, ou seja, não ficam registrados os motivos que determinam o abandono escolar, mas de acordo com algumas pesquisas, coleta de dados e informações, a evasão que ocorre no Brasil.